Portal We: A internet deixa você mais burro?

Novos estudos mostram que e-mail, Twitter, Facebook, YouTube, MSN e todas as distrações do mundo digital (Televisão, etc.) estão nos transformando em pessoas mais rasas e colocando em risco a nossa capacidade de aprender

Enquanto escrevia para esta matéria, ao mesmo tempo eu acessava o Twitter, Orkut, MSN e checava os meus e-mails na minha caixa de entrada, o que me atrapalhou ou me retardou para que eu terminasse a coluna em menos tempo. Faça você também o teste, enquanto lê esta matéria, tente se desligar das coisas que te distrai, coloque o celular no mudo, feche as outras abas do navegador e desligue a caixinha de som do seu computador.

Segundo estudos de Nicholas Carr, (um dos mais polêmicos pensadores da era digital) a internet nos deixa mais burros pelo excesso de informações ao mesmo tempo, que nos tarda a entender algo na web por várias distrações. Em um dia, uma pessoa nos Estados Unidos absorve na rede cerca de 2GB em informações, mas a grande dificuldade é memorizar todas elas. Não sei se já aconteceu com você, mas quando enchemos o monitor com pelo menos 10 abas diferentes e o computador trava e ao reiniciar você não consegue mais lembrar o que tava lendo.

Uma matéria feita pela revista Galileu comprovou que quando nos distraímos com algo como, por exemplo, fazer um trabalho escolar e ao mesmo tempo batendo papo no MSN, não conseguimos lembrar depois o que pesquisamos ou algum trecho da pesquisa. Há dificuldades em assimilar pelo excesso de informações disponíveis em um único lugar.

Se você é um daqueles que não estudam por que o Google esta aí pra quem quiser ver, aprenda algumas técnicas para não se distrair e entender mais um pouco.

*Se concentre apenas na sua pesquisa.

*Desligue tudo que te possa chamar atenção, como o celular ou páginas do navegador abertas.

*Bloqueie imagens e propaganda das suas páginas.

*Se preferir leia um livro tradicional feito de papel e tinta, ele prende mais a sua atenção.

Lembra do teste que falei no começo da matéria? Realmente serviu pra que você focasse no texto? Conseguiu assimilar algum trecho da coluna? Comente a matéria.

Texto inspirado na edição da revista Galileu sobre internet, Redação Portal we.

Guilherme Almeida.

3 Responses to Portal We: A internet deixa você mais burro?

  1. Tayná Caroline says:

    Pura verdade , já aconteceu comigo .. e as vezes ainda acontece. O melhor a fazer é tentar seguir as técnicas indicadas na coluna, ou mais a frente iremos sofrer com isso. 😡 ,
    GOSTEI MUITO DO ASSUNTO ! 😀

  2. Gabriel C. says:

    Eu acho meio dificil eu conseguir …. kkk . Eu faço td ao msm tempo ;D

  3. GuiiAlmeida says:

    😀 Que bom que gostaram do tema.

Deixe um comentário